Pesquisar neste blogue

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

DIA DOS NAMORADOS-14 DE FEVEREIRO

O Dia dos Namorados, também denominado Dia de São Valentim, é comemorado todos os anos a 14 de Fevereiro.Serve sobretudo para assinalar um relacionamento amoroso entre duas pessoas e é um dos inúmeros pretextos para celebrar o amor.

A história do Dia dos Namorados está envolta em grande mistério.A associação da paixão amorosa com São Valentim remonta a finais da Idade Média, mas existem elementos que indiciam que o mito começou na Roma Antiga.

Há uma lenda que defende a tese de que Valentim era um Padre do sec. III e vivia em Roma.Quando o imperador Cláudio II, percebeu que os homens solteiros eram melhores soldados do que os casados, decidiu proibir o casamento entre os homens mais jovens, seus potenciais futuros soldados.O padre Valentim, considerando o decreto injusto, desafiou o imperador e continuou a celebrar os casamentos dos mais jovens.Quando a prática foi descoberta, o imperador Cláudio mandou matar o padre valentim, tornando-o, assim, um mártir dos namorados.

Há outras lendas, como a de Valentim estar preso, quando se apaixonou por uma rapariga que o visitava na prisão e que, antes de morrer, ter-lhe-á escrito uma carta onde declarava o seu amor.

Actualmente, o dia de São Valentim já faz parte das efemérides celebradas anualmente por milhões de pessoas.

Sem comentários:

Publicar um comentário